12 de janeiro de 2017

Bem no fundo do baú – Recordando o passado
Francisco Manuel Alves – Abade Baçal

Meus caros conterrâneos, amigos e leitores

Recentemente, ao fazer limpeza às gavetas da minha casa em Parada, aparece uma fotografia antiquíssima com dedicatória no verso.



Recolhi e preservo com muito carinho. Eis a razão de os meus pais me dizerem ao longo dos tempos que tinha fortes laços de família a Baçal, nomeadamente na ilustre personagem do abade Baçal.

Perante este testemunho que partilho, as dúvidas focam dissipadas. Francisco Manuel Alves (Abade Baçal), foi primo do meu avô materno José António Pires, que infelizmente não conheci.

Francisco Manuel Alves (Abade Baçal), nasceu em Baçal – Bragança, em 1865 e faleceu em 1947 com 82 anos de idade. Ilustre figura do clero do Nordeste Trasmontano.

Ao longo da sua vida, recolheu testemunhos arqueológicos, etnológicos e históricos respeitantes à região de Trás os Montes.

Em Bragança existe um Museu com o seu nome e uma estátua no Jardim em sua memória.
Convido-vos a consultar o historial da obra cultural de tão ilustre figura. 

Com carinho e amizade VOTOS DE FELIZ ANO NOVO.

Sem comentários:

PARADA - Lar, Doce Lar - Meu Berço e meu Refúgio

PARADA - Lar, Doce Lar - Meu Berço e meu Refúgio
A mesma Parada vista por dois olhares