17 de dezembro de 2022

 

 

 

 

GRATIDÃO – (memória, coração)

Meus caros conterrâneos amigos e leitores deste meu/vosso espaço virtual.

Estamos a viver uma época Natalícia.

Sem saber bem porquê, encontro-me a fazer uma introspeção na minha vivência ao longo do meu percurso de vida. Talvez a quadra que estamos a atravessar, tenha sido levada em consideração para um sentimento profundo que me acompanha e há muito tempo preconizo partilhar.

Eu acho que os Heróis se devem honrar em vida. A Gratidão é uma palavra que eu muito prezo, pois reaviva a memória e fala o coração.

Neste contexto vamos à História que aqui me traz, um tema de elevada relevância. Bem sei que é um assunto do foro pessoal, mas tal não inviabiliza que seja exposto para memória futura.

Há meio século, volta de 1973, tive o privilégio de conhecer um Cidadão oriundo de Sátão-Viseu de seu nome NELSON DA SILVA JOAQUIM. Ao longo do tempo os nossos destinos tornaram-se paralel

 


 

As relações profissionais fortaleceram os nossos laços de amizade. A consequência foi extremamente benéfica para a minha vida, que a alterou radicalmente.

Sinceramente eu, recuso empregar a palavra AMIGO, para descrever a nossa amizade. Acho, tenha a certeza que é um adjetivo insuficiente para descrever o que nos une.

Eu tinha as minhas limitações literárias. Era completamente vocacionado para as áreas de letras.  Tu, puxaste-me para o teu lado. Eras e és forte em Contabilidade. Conseguiste ensinar-me o AEIOU, perdeste muito tempo comigo, mantiveste sempre total confiança em mim.

Incentivaste-me a continuar os meus estudos, apoiavas o meu núcleo familiar e não mais nos separamos.

O teu esforço, foi titânico. Recordas-te o dia, aliás a noite em que por volta das zero horas foste ter comigo para me explicares e me preparares para a prova que ia enfrentar no dia seguinte?

O teu incentivo era de tal forma encorajador, que eu conseguia captar todos os teus ensinamentos sempre a pensar em não te defraudar.

Criamos laços muito sustentados na confiança mútua. Sempre que me surgia um problema, lá estava eu a bater à porta do teu gabinete para ver a melhor forma de o solucionar.

Nelson, acredita, tu foste para mim o meu amparo, levando a eu optar por um padrão de vida digno da sociedade em que nos inserimos. De tal ordem que muitas vezes, antes de tomar decisões de caráter particular, ouvia sempre o teu conselho sábio e seguro, pois sabias bem os caminhos mais fiáveis e seguros.

Passamos por momentos difíceis, a vida por vezes prega-nos partidas, mas na nossa união sempre os superamos. Hoje decorridos 49 anos, continuamos unidos. Tenho a certeza absoluta que vamos continuar as nossas vivências cada vez mais fortalecidas pelos laços fraternais que nos unem.

Bem hajas por tudo o que me ensinaste, ajudaste e quero manter o lema que um dia impus a mim mesmo. Dois corpos uma só ALMA.

 

 

 

Sem comentários:

PARADA - Lar, Doce Lar - Meu Berço e meu Refúgio

PARADA - Lar, Doce Lar - Meu Berço e meu Refúgio
A mesma Parada vista por dois olhares