16 de dezembro de 2010

Natal 2010

Meus caros amigos.

Natal!

A palavra, por si só, enche os nossos corações de alegria. Não importa quanto temamos as pressas nas compras por acabar, as listas de presentes pendentes e as felicitações que nos fiquem por fazer. Quando chega o Natal, sentimos o mesmo calor que sentíamos quando éramos meninos, o mesmo calor que envolve os nossos corações.

Que este Natal seja de abundância e paz em todos os corações e que o ano vindouro seja repleto de alegria, realizações e harmonia.

Aproveitando o aproximar desta quadra festiva, não queria deixar de vos presentear com um postal de boas festas, da minha autoria.

Ao fazê-lo englobo familiares, amigos e todos quantos passaram ou possam via a passar por este meu simples blog.

A todos o meu desejo de um Santo e Feliz Natal.

Castelo São Jorge - Lisboa 

Manuel Afonso

29 de outubro de 2010

25º Aniversário do Bruno

Filho - Palavra mágica que tanta felicidade proporciona.

DSC_0093 Ao celebrar este teu aniversário, usufruindo deste meio de expressão que é a escrita, quero exprimir um acumular de sentimentos que muitas vezes não conseguimos transmitir na nossa vivência.

Ao longo de todos estes anos, tenho feito todos os esforços para te educar, guiando-me pelos princípios que julgo dignos e adequados às normas que regem a sociedade. Ao longo desta vivência tentei ser um pai presente acompanhando-te nas tuas actividades fazendo sempre os possíveis para seres um ser feliz.

Ao dedicar-te estas linhas, move-me um sentimento um pouco egoísta. Na realidade quero que saibas que este dia é igualmente importante para mim, é como se nesta data, eu esteja a receber um grande prémio que conquistei no passado.

É porque neste dia eu consigo mostrar ao mundo porque tenho tanto orgulho em ti.

Efectivamente assim é, dado que és o nosso maior troféu - quando chegaste a nossa vida transformou-se: parece que ficou mais leve, mais radiosa, com um novo ideal.

Por isso filho, eu quero homenagear-te e simultaneamente pedir-te desculpas por me realizar em ti. Que bom é saber que tu, também és eu e que quando chegar a hora de partir, vou cá continuar por ainda mais tempo.

Para além de tudo o que possa dizer, sendo tu meu filho e o melhor de mim, sei que és uma pessoa especial, daquelas que marcam as vidas daqueles com quem te cruzas, pela tua forma extraordinária de ser e as tuas notáveis qualidades... as tuas palavras são sinceras, sempre honraste e respeitaste os teus pais, és marido responsável e pai extremoso... ficaria aqui uma vida a enumerá-las.

Neste dia em que dás mais um passo na busca de novos caminhos e conquistas, quero que saibas que foste, és e serás uma das melhores partes da minha vida. A parte das alegrias. Ajudaste-me sempre a sorrir e a ter orgulho em ti. Hoje, para além de um sorriso, darei um grito de felicidade. Desejo que dês muitos e bons passos na vida e conquistes os teus objectivos, pois capacidade para isso não te falta.

Que tenhas sempre a felicidade no teu olhar, não só neste dia, mas em toda a tua vida.

E é com todo o amor, carinho e sinceridade que eu te digo: Parabéns Filho pelo teu 25º aniversário!!!

Desculpe-me aqueles que lerem este post, mas eu tenho o melhor filho do mundo.

Manuel Afonso

14 de outubro de 2010

A Rosa em poema

Para além de serem consideradas as flores mais apreciadas no mundo, as rosas são escolhidas como o presente ideal em diversas ocasiões, por aqueles que acreditam no misticismo desta dádiva da natureza, bem como para aqueles que simplesmente admiram a sua beleza.

Detentoras de muito sentimentalismo as rosas são verdadeiras mensageiras do coração humano e tema predilecto de muitos poetas.

Flor Que Não Dura

Um abraço e um Olhar deste vosso

Manuel Afonso

6 de outubro de 2010

Rosa Orvalhada

Por motivos que aqui e agora não são prioridade, vi-me “obrigado” a colher esta dádiva da natureza. Antes de o ter feito entendi preservar a sua beleza com estas chapas. Apesar das imagens valerem por si sós, atrevi-me a acrescentar um belo verso da poetisa Gislaine Canales. Espero que gostem!

Rosa Orvalhada 1   ROSA ORVALHADA

   Pobre horizonte pequeno

   de quem crê, sem ver mais nada,

   que uma rosa com sereno,

   é só uma rosa molhada!

 Rosa Orvalhada 2   

 

 

 

 

 

 

 

Um abraço e um Olhar deste vosso

Manuel Afonso

10 de setembro de 2010

Orgulho Transmontano

Quem como eu, ali foi nascido, ou, por qualquer outro motivo, interiorize a força transmontana saberá certamente daquilo a que agora me refiro. As suas gentes são tão acolhedoras que, a quem os visita, o sentimento é o de, imediatamente, se encontrar em sua própria casa.

Serviu este pequeno prefácio como aperitivo do post que se segue.

Aquando das minhas férias 2010, foi com natural orgulho que no dia 23/08, participei, bem como todos os habitantes da aldeia, num magnífico evento proporcionado pela Associação de Caçadores aliada à Comissão de Festas de S. Roque. Tratou-se de um Jantar Convívio cuja ementa era composta de Javali, Veado e Vitela assada na brasa.

Já quase que vos adivinho a salivar só de pensar em tal repasto. Para vos mitigar a curiosidade proporciono-vos algumas “chapas” que bati no decorrer do referido evento. Bom apetite.

OS POTES – TAL COMO COFRES TAMBÉM ELES GUARDAVAM APETITOSO TESOUROPotes1  Potes2  Potes3

O MANUEL E O ZÉ MARIA TRATANDO DO TESOUROManuel4  Manuel2  Manuel3  DSC_1140  DSC_1141  Zé Maria e João  O JOÃO NÃO QUIS DEIXAR OS CRÉDITOS POR MÃOS ALHEIAS E PRONTIFICOU-SE A AVALIAR O PRODUTO

 OS GRELHADORES PRONTOS A ENTRAR AO SERVIÇO Grelhas

Não desesperem que a vitela já vem a caminho

TAMBÉM AQUI O ZÉ MARIA ESTEVE DE SERVIÇO   DSC_1163  DSC_1162 DSC_1166  DSC_1167  DSC_1168

O CHICO TAMBÉM AJUDOU NA DISTRIBUIÇÃO DO PÃO E DO PETISCO Chico e Dimas  Chico

VISTA GERAL DO POVO EM CONFRATERNIZAÇÃO DSC_1158 

O PAULO E O DIMAS POSANDO PARA A FOTO  Paulo e Dimas

O MANUEL, O VILA, O ZÉ MARIA E O ANTÓNIO “CANHOTO” NA DEGUSTAÇÃO Manuel e VilaZé MariaAntónio Canhoto

OS MEUS PRAÇAS – O HENRIQUE E O GERMANO Henrique e Germano

O TIO AZUL - A FORÇA DE UM ROSTO E DE UM OLHAR TRANSMONTANOS Tio Azul

Ansiosamente à espera do próximo evento, de modo a fazer-nos reviver muitos dos nossos amigos e conhecidos, com quem só deste modo podemos matar saudades, espero ter trazido àqueles que não puderam estar presentes um pouco da vida de Parada. Até sempre!

Um abraço e um Olhar deste vosso

Manuel Afonso

9 de setembro de 2010

Obras do Criador

As flores têm uma linguagem própria, simbolizam pensamentos e sentimentos.
Cada flor tem uma cor, um perfume, um significado… As mensagens transmitidas pelas flores, através da sua beleza, perfumes, cores e formas podem expressar muito mais do que meras palavras.

As fotos falam por si próprias.

DSC_1288 DSC_1286 DSC_1287 DSC_1290 DSC_1289

Um abraço e um Olhar deste vosso

Manuel Afonso

Muito mais que simples pedra

Fotos tiradas por altura das minhas férias 2010, na minha aldeia natal e no local a que se dá o nome de Castro de Ciradelhe ou Cidadelhe.

A particularidade reside no equilíbrio, mantido ao longo dos anos, pelas duas enormes massas que se encontram na vertical.

Massa granítica  DSC_1048

Um abraço e um Olhar deste vosso

Manuel Afonso

Silhuetas

Do meu quintal em Parada, directamente para vós - “Nascer do sol com sabor a dióspiro”.

Silhueta 1  Silhueta 2  Silhueta 3  Silhueta 4

Um abraço e um Olhar deste vosso

Manuel Afonso

Acordando para a Vida

Quase que como transportado para o limbo foi a sensação com que fiquei quando me propus, ainda bem cedo como é óbvio, saudar o astro-rei no seu acordar. Por questões de espaço bem como de melhor visualização, optei pela compilação das fotos em vídeo.

Assim sendo, aqui vos deixo O NASCER DO SOL NA MINHA ALDEIA

Nascer do Sol na minha aldeia

Um abraço e um Olhar deste vosso

Manuel Afonso

CICLO DA EXTRACÇÃO DO MEL

Tentando satisfazer a minha paixão pelas fotos e sabendo que também elas são fonte importante de educação, compilei em formato vídeo algumas “chapas” que bati aquando das minhas férias de 2010, na minha aldeia natal (Parada/Bragança). O apicultor é o meu grande amigo José Esteves.

Esperando trazer-lhes luz sobre a matéria em questão …

Um abraço e um Olhar deste vosso

Manuel Afonso

8 de junho de 2010

Estados de Alma

Azul imensoPonte Vasco da Gama - Lisboa (Abril 2010)

  Quase tocando o infinitoLua vista de minha casa (Fevereiro 2010)Lua - (Fevereiro 2010)

Descendo à TerraEsteva ou Chara

Um abraço e um Olhar deste vosso

Manuel Afonso

PARADA - Lar, Doce Lar - Meu Berço e meu Refúgio

PARADA - Lar, Doce Lar - Meu Berço e meu Refúgio
A mesma Parada vista por dois olhares